quinta-feira, 2 de agosto de 2007

Guapituba - Nosso Bairro


Aproveitando o momento em que falamos um pouco de História na publicação sobre Aleijadinho e suas esculturas do período barroco, vamos falar um pouco sobre a origem do bairro que abriga nossa escola: Guapituba.
Quem não pesquisou sobre ele na época escola, agora terá a oportunidade de adquirir mais conhecimento. O texto que segue abaixo foi extraído do site da Enciclopédia Wikipédia.
“O Jardim Guapituba é um bairro da cidade de Mauá, na Grande São Paulo. O nome Guapituba tem origem no tupi, quer dizer "o abundante de aguapé" ou "rio onde há muito aguapé.
O bairro, que fica às margens da avenida Capitão João, da linha D da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos e próximo à divisa com Ribeirão Pires, começou a ser loteado na década de 70. Na década de 80 o bairro ganha uma estação de trem denominada Estação Guapituba começando assim uma grande procura por lotes levando o bairro a ser conhecido como referência na cidade. O bairro possui um comércio diversificado com padarias, pizzarias, bares, mercados, auto-peças entre outros. Ao lado da estação se encontra uma das maiores áreas verdes da cidade: o Parque Ecológico Guapituba.”
E quem nunca desembarcou na estação Guapituba? Sobre ela e a linha de trem a qual ela pertence também temos um pequeno texto interessante:
“HISTORICO DA LINHA: A São Paulo Railway - SPR ou popularmente ‘Ingleza’ - foi a primeira estrada de ferro construída em solo paulista. Construída entre 1862 e 1867 por investidores ingleses, tinha inicialmente como um de seus maiores acionistas o Barão de Mauá. Ligando Jundiaí a Santos, transportou durante muito anos - até a década de 30, quando a Sorocabana abriu a Mairinque-Santos - o café e outras mercadorias, além de passageiros de forma monopolística do interior para o porto, sendo um verdadeiro funil que atravessava a cidade de São Paulo de norte a sul. Em 1946, com o final da concessão governamental, passou a pertencer à União sob o nome de E. F. Santos-Jundiaí (EFSJ). O nome pegou e é usado até hoje, embora nos anos 70 tenha passado a pertencer à REFESA, e, em 1997, tenha sido entregue à concessionária MRS, que hoje a controla. O tráfego de passageiros de longa distância terminou em 1997, mas o transporte entre Jundiaí e Paranapiacaba continua até hoje com as TUES dos trens metropolitanos.
A ESTAÇÃO: Guapituba era um posto telegráfico, aberto em 1907, que, com maior movimento, acabou tendo uma estrutura de estação, para os trens metropolitanos. A estação atual foi inaugurada em 4/6/1983, e construída sobre estrutura de trilhos para permitir uma construção mais rápida, em apenas oito meses. Em 1994 passou a operar para a linha D (Luz-Rio Grande da Serra) da CPTM. Em 2005, as notícias dão conta de que ‘onde havia trilhos, pedras, concreto e mato, agora florescem rosas, cravos, dálias e azaléias. A paisagem árida da estação de Guapituba foi substituída por um belo jardim. O responsável foi o faxineiro José Nilton da Silva de Souza. Ao lado da plataforma 1, ficam as flores. Na 2, bananeiras, goiabeiras, feijão e mandioca. O jardim da estação tornou-se uma referência na linha D da CPTM. Valdemar Cardoso, chefe da estação, diz que todos adoram.’ "(O Estado de S. Paulo, 26/02/2005)
(trecho extraído do site www.estacoesferroviariasdobrasil.com.br)
Ficam as imagens da estação no ano de 1983 e nos anos 90. Se alguém tiver uma imagem atual e quiser vê-la publicada no blog, basta nos enviar por e-mail (habacuque.estudio@gmail.com).

Nenhum comentário: